domingo, 14 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

PRF faz operação contra crimes ambientais no Sertão e Agreste

EM 13 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 06:41

Entre os dias 1 e 11 de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação Temática de Combate a Crimes Ambientais (OTECA) em diversas cidades das regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco. Esta ação contou com o apoio de órgãos ambientais e buscou reprimir atividades ilegais que causam danos ao meio ambiente.

Antes de iniciar as fiscalizações, a PRF alinhou suas ações com policiais de outros estados do Nordeste, além de Pará e Mato Grosso. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais de Pernambuco (CPRH), o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (INDEA) também colaboraram nas operações.

As atividades de fiscalização ocorreram em delegacias de Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, além de Caruaru, no Agreste. De 8 a 11 de dezembro, a PRF fez diversas apreensões. Durante esse período, foram apreendidos pelo menos 502 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente e resgatadas 160 aves silvestres. Também foram emitidos 45 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) relacionados a crimes ambientais.

As aves resgatadas foram encaminhadas para órgãos ambientais, onde receberão cuidados até serem reintegradas à natureza. As cargas de madeira apreendidas foram entregues ao Ibama e à CPRH, podendo ser doadas a instituições sociais que necessitam desse tipo de material.

O coordenador da operação, Marcelo David, comentou que a OTECA Nordeste mostrou a eficácia da estratégia de enfrentamento aos crimes ambientais. Ele destacou a importância da especialização técnica dos Grupos de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAMs) e a colaboração com diferentes órgãos para combater essas atividades ilegais. A PRF reafirmou seu compromisso em continuar fiscalizando as rodovias para prevenir o escoamento de produtos ilegais e intensificar o combate a crimes ambientais.

Receba conteúdos e promoções