Capítulo 13: Terça-feira, 30/12/2025
Herculano ordena que Zóio-Furado leve o rei e sua comitiva para se encontrar com a princesa. Enquanto isso, Úrsula decide investigar mais sobre o bilhete que recebeu e procura Bel. No laboratório de Zenóbio, Dulcina, Zig, Cecília, Juca e Nidinho fazem experiências. Efigênia defende Cesária, que está chorando após ser acusada de roubo por Ternurinha e Patácio. Inácio entrega um dote a Januário, que deseja se casar com Antônia. Um homem misterioso invade o laboratório e leva a comida que as crianças estavam estudando. Zefa e Cândida informam Augusto que a princesa não sobreviveu, mas Nicolau fica desconfiado. Açucena não compreende a relutância de Virtuosa em voltar para casa. Timóteo busca Açucena no convento, mas não a encontra. Nicolau se depara com Cândida e Zóio-Furado conversando com Zefa e descobre que houve uma armação. Batoré manda Paçoca levar Cesária para a cela. Amália sai com Juca e Galego para ajudar a filha. Felipe fica completamente atordoado ao saber que o prefeito foi roubado. Augusto entra na delegacia para conversar pessoalmente com Cesária e promete libertá-la. Felipe revela a Dora que suspeita que seu irmão foi quem roubou o dinheiro do prefeito, e os dois tentam impedir Inácio de entregar o dinheiro ao coronel. Cândida diz a Herculano que anseia pelo momento em que Jesuíno e Açucena se unirão ao cangaço. Nicolau assegura a Úrsula que a princesa está viva.
Capítulo 14: Quarta-feira, 31/12/2025
Úrsula estranha por Herculano querer enganar o rei, fazendo-o acreditar que Aurora está morta. Dora e Felipe revelam a Inácio que Cesária foi acusada de roubar o dinheiro dele. Jesuíno se preocupa com a possibilidade de Timóteo descobrir onde sua noiva se encontra. Açucena começa a desconfiar de que sua mãe, Virtuosa, esteja escondendo algo. Úrsula avisa Nicolau que planeja descobrir a verdade sobre as mentiras de Herculano a respeito da princesa. Januário se irrita com Inácio e decide cancelar seu noivado com Antônia. Enquanto isso, Antônia foge e Cícero e Inácio partem em sua busca. Batoré, Patácio e Ternurinha discutem sobre o dinheiro da fiança de Cesária. Jesuíno, Dora e Cícero conseguem trazer Antônia de volta para casa. Dora fica desapontada ao saber que Jesuíno e Açucena reataram o relacionamento. Herculano leva Úrsula até seu acampamento. Augusto recrimina Inácio pela apropriação do dinheiro do prefeito e pede que todos se desculpem com Cesária. Antônia teme que Januário volte a se envolver com Batoré. Timóteo e Tibungo seguem o rastro de Jesuíno. Úrsula, sem que Herculano perceba, coloca um soro da verdade em sua bebida e questiona sobre a princesa.
Capítulo 15: Quinta-feira, 01/01/2026
Herculano resiste aos efeitos do soro da verdade e fica extremamente irritado com Úrsula. Timóteo prepara uma armadilha para prender Jesuíno. Jesuíno informa a Virtuosa que deseja apressar o casamento para que Açucena fique livre de Timóteo. Neusa descobre uma foto de mulher entre os pertences de Farid e o expulsa de seu quarto. Nidinho conta aos outros o que aconteceu com a cozinheira, tentando escapar da punição do padre Joaquim. Cesária, enquanto cozinha, fica emocionada, e o clima se torna triste após todos provarem seu prato. Farid revela a Neusa que a mulher da foto é sua irmã. Úrsula oferece a Zóio-Furado um cargo importante na corte em troca de informações sobre a princesa. Efigênia tenta convencer Augusto de que sua neta está viva, mas sem sucesso. Carlota pede a Fausto que a leve de volta à fazenda de Januário. Salim observa Timóteo e Tibungo perseguirem o noivo de Açucena. Jesuíno cai em um buraco que foi feito pelo filho do coronel na mata. Augusto convida Cesária para passar o dia com ele. Zóio-Furado decide aceitar a proposta de Úrsula. Timóteo continua à procura de Açucena e a jovem se apavora com a insistência dele. Enquanto isso, Jesuíno grita pedindo ajuda do fundo do buraco.
Capítulo 16: Sexta-feira, 02/01/2026
Úrsula revela seu plano a Timóteo para conquistar Açucena. Petrus, por sua vez, encontra dificuldades para lembrar o nome de quem o forçou a usar a máscara de ferro. Felipe convence Augusto a iniciar a busca pela princesa. Açucena se preocupa com a decisão de Jesuíno de permanecer na fazenda de Timóteo. Tibungo expressa sua indignação ao ver Lilica namorando Nicolau. Salim ameaça revelar o segredo de seu pai, Tufik/Farid. Jesuíno informa a Açucena que cumprirá o último desejo de Januário e busca Timóteo. Úrsula e Açucena chegam a uma casa abandonada e são surpreendidas por Timóteo. Lilica flagra Antônia pegando o dinheiro que o pai escondia de todos. Augusto convida Cesária para ir com ele para Seráfia. Zóio-Furado invade a casa onde Timóteo estava com Açucena e a leva até Úrsula. Durante a fuga, Açucena cai da carroça e desmaia. Miguézim começa a se perguntar se Jesuíno é o rei, fazendo com que ele recorde de Herculano. Zenóbio narra para os filhos a história do homem da máscara de ferro. Felipe e o rei chegam tarde à casa de Euzébio, onde descobrem que a família se mudou. Enquanto isso, Úrsula continua a arquitetar seu plano ao lado de Timóteo.
Capítulo 17: Sábado, 03/01/2026
Úrsula e Açucena chegam a uma casa abandonada, onde são surpreendidas por Timóteo. Lilica vê Antônia pegando o dinheiro que seu pai escondia no colchão. Augusto chama Cesária para acompanhá-lo em sua viagem para Seráfia. Zóio-Furado invade a casa onde Timóteo se encontra com Açucena e a leva até Úrsula. Açucena cai da carroça e desmaia durante a ação. Úrsula e Nicolau buscam por Açucena para verificar se ela está bem. Antônia, astuta, engana Lilica e guarda o dinheiro que conseguiu pegar. Virtuosa e Euzébio percebem que suas economias desapareceram e passam a desconfiar de Cícero. Efigênia aconselha Augusto a ter paciência para entender Cesária. Tufik/Farid castiga Salim. Enquanto isso, Úrsula e Nicolau discutem com Timóteo sobre o acidente que ocorreu. Timóteo fica em pânico ao encontrar Açucena desacordada na mata.