O Sertão Notícias»Notícias»BBM alerta sobre segurança para banhistas no sertão baiano

BBM alerta sobre segurança para banhistas no sertão baiano

O Sargento Marcos Cordeiro, mergulhador do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, fez um alerta importante para os banhistas durante o verão. Com o aumento da busca por rios, mares e piscinas, alguns cuidados são essenciais para prevenir acidentes e afogamentos.

Cordeiro, que atua como mergulhador há cerca de seis anos, enfatizou que é fundamental respeitar os limites pessoais e a força da natureza. Ele explicou que, ao contrário do que muitos pensam, o afogamento pode ser um processo rápido e silencioso. “Diferente do que acontece nos filmes, nem sempre a pessoa consegue pedir ajuda ou acenar quando está se afogando”, destacou.

O bombeiro já atendeu diversas ocorrências de afogamento, incluindo casos de pessoas que alegavam saber nadar. Cordeiro ressaltou que saber nadar envolve mais do que apenas se movimentar na água; é fundamental saber boiar ou flutuar, além de respeitar a força da correnteza e conhecer os próprios limites.

Outro ponto importante mencionado é que o afogamento pode acontecer em diferentes profundidades e em diversas situações. O sargento indicou que o consumo de álcool é um dos principais fatores de risco para afogamentos. Ele informou que homens têm seis vezes mais chances de se afogar do que mulheres. “Assim como não devemos dirigir após consumir álcool, o mesmo cuidado deve ser tomado ao entrar na água”, disse.

Cordeiro também alertou que, em casos de afogamento, a vitima deve ser retirada da água nos primeiros segundos ou, no máximo, minutos, para aumentar as chances de sobrevivência.

No país, aproximadamente 16 pessoas se afogam diariamente, sendo que quatro dessas vítimas são crianças entre 1 e 4 anos de idade. Além disso, 65% dos casos de afogamento ocorrem em água doce, como rios e lagos. O sargento reforçou a importância da prevenção e da educação sobre segurança nas atividades aquáticas, principalmente durante o verão.