sábado, 15 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Prefeitura de Maceió apoia empreendedoras da economia solidária

EM 15 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 19:39

8ª Feira Itinerante da Economia Solidária em Maceió

De 13 a 22 de junho, o Corredor Vera Arruda em Maceió sedia a 8ª Feira Itinerante da Economia Solidária. Organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), a feira tem como objetivo apresentar uma variedade de produtos artesanais confeccionados por empreendedores locais. Esta é uma oportunidade não apenas para a comunidade adquirir itens únicos, mas também para as artesãs e artesãos promovem suas criações e histórias.

Um dos destaques da feira é Nilda Medeiros, que se mudou de São Paulo para Maceió há quatro anos. Após visitar a cidade com a filha e se encantar por ela, Nilda decidiu recomeçar a vida na capital alagoana. Antes, ela fazia e vendia artesanatos em MDF, mas ao chegar em Maceió, percebeu que o público estava mais interessado em produtos de macramê. Nilda se adaptou, aprendeu a nova técnica e agora integra o projeto Economia Solidária, do qual participa há um ano. Ela conta que a iniciativa a ajudou a criar uma rede de apoio com outras artesãs e a divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Márcia Cristina, que está na Economia Solidária há 15 anos, compartilha uma trajetória semelhante. Para ela, o artesanato foi uma forma de recuperar a autoestima. Desde criança, Márcia aprendeu a fazer crochê, mas só aos 40 anos decidiu transformar sua paixão em uma profissão. Ela destaca que cada peça que produz carrega sua marca pessoal, mesmo que a técnica seja a mesma.

Outro exemplo de tradição e inovação é Roberta Bastos, que vem de uma família de artesãos especialistas em filé há quatro gerações. Aprendeu a técnica aos nove anos, mas inicialmente optou por uma carreira diferente, vendendo itens comprados. Em 2002, ela resolveu voltar às raízes e, junto da mãe, começou a confeccionar acessórios e roupas em filé. Hoje, Roberta trabalha com a filha, passando os conhecimentos herdados de sua avó. Elas criam produtos como bolsas, turbantes e colchas, incorporando a sustentabilidade ao reaproveitar tecidos, como calças jeans que seriam descartadas.

Os produtos feitos por Nilda, Márcia e Roberta, assim como de outras artesãs, estão disponíveis na 8ª Feira Itinerante da Economia Solidária, que acontece até o próximo domingo, dia 22. O evento funciona das 16h às 22h e oferece não apenas artesanato, mas também opções de comidas típicas juninas, trazendo um pedacinho da cultura local para os visitantes.

Receba conteúdos e promoções