O Sertão Notícias»Notícias»Centro cultural Octo Marques homenageia sertão goiano em exposição

Centro cultural Octo Marques homenageia sertão goiano em exposição

O Centro Cultural Octo Marques, localizado em Goiânia, está exbindo duas exposições que destacam a diversidade artística da região Centro-Oeste. As mostras, que ficarão em cartaz até fevereiro de 2026, são intituladas “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás” e “O Sertão é o Nosso Centro”. Ambas possuem curadoria de Dalton Paula, com curadoria adjunta de Melissa Alves e coordenação de Ceiça Ferreira.

As exposições oferecem uma abordagem sensível e política que explora temas como território, corpo e memória. Elas recebem recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, administrada pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás.

A exposição “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás” apresenta o trabalho de artistas como Anahy Jorge, Lucélia Maciel, Manuela Costa Silva, Gabriela Chaves e Xica. Essas mulheres desafiam normas estabelecidas e destacam o protagonismo feminino nas artes visuais. Com uma variedade de formas de expressão, como pintura, fotografia, desenho, escultura e instalação, as obras tratam de temas relevantes como corpo, memória, ancestralidade, espiritualidade e política. Segundo Dalton Paula, o Sertão Negro é um espaço criativo onde essas artistas podem desenvolver suas trajetórias com coragem e sensibilidade.

A exposição “O Sertão é o Nosso Centro” traz obras de artistas residentes do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, como Âmbar Moura, Ana Paula Sirino, e Hortência Eduarda. Os trabalhos apresentados exploram o sertão e o interior como locais de potência e criação, utilizando instalações, pinturas, vídeos e objetos para contar histórias do cotidiano e da cultura local. A curadora adjunta, Melissa Alves, destaca que trazer o sertão para o centro do diálogo artístico permite novas narrativas e reforça a importância de espaços independentes na formação de artistas locais.

Durante o período em que as exposições estiverem abertas, o público poderá participar de atividades formativas, incluindo oficinas e visitas guiadas, além de conversas com os artistas sobre seus processos criativos.

As exposições são apoiadas por instituições como a Cerrado Galeria e a Associação Jatobá Nascente. O Centro Cultural Octo Marques está aberto de segunda a domingo, das 9h às 16h, e permite a entrada de animais de estimação, desde que estejam com coleira.

Serviço: Exposições em Goiânia

Período de visitação: até 1º de fevereiro de 2026
Local: Centro Cultural Octo Marques — Galeria Frei Confaloni | Edifício Parthenon Center – Rua 4, número 515 – Centro
Entrada: Gratuita