De 27 a 30 de novembro, a cidade de Quixadá, localizada no Sertão Central do Ceará, receberá o XVII Encontro Mestres do Mundo. O evento terá como tema “Florada de Saberes: arte, memória e transformação” e também contará com atividades em Quixeramobim. Durante quatro dias, mestras e mestres da cultura cearense, além de grupos e coletividades reconhecidos como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, se reunirão com professores, pesquisadores, estudantes e a comunidade. O objetivo é promover a troca de conhecimentos e valorizar as tradições locais.
A abertura oficial do evento acontecerá na quinta-feira, 27, a partir das 19h, na Praça do Leão, localizada na Rua José de Barros, em Quixadá. Nesse espaço, também será realizada a Feira de Economia Criativa e diversas apresentações culturais. Nos dois primeiros dias, as atividades iniciarão às 18h e, no sábado, 29, a partir das 16h30.
O Encontro Mestres do Mundo foi criado em 2005 para valorizar a cultura popular do Ceará. Até hoje, já foram realizadas 16 edições em diversas cidades, incluindo Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Nesta 17ª edição, mais de 30 atividades estão programadas, incluindo rodas de saberes com temas variados, oficinas práticas, feira da economia criativa, apresentações artísticas e aulas-espetáculo.
Um dos destaques desta edição será o Seminário de Patrimônio Imaterial, que incluirá formação para gestores municipais sobre a legislação de proteção aos mestres e mestras. No dia 27, ocorrerá a cerimônia de titulação da Secretaria da Cultura do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, onde mais de 10 mestres e mestras receberão este reconhecimento. O evento também contará com uma sessão de escuta da Secretária de Cultura, além de uma apresentação do “Programa Nacional Nossas Raízes”, promovido pelo Ministério da Cultura.
No Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Quixadá, o Seminário de Patrimônio Imaterial abordará temas como inclusão dos saberes tradicionais e políticas de memória para mestres e mestras. Haverá também uma roda de conversa sobre o Censo Demográfico dos Tesouros Vivos da Cultura, com dados coletados na região do Cariri.
Além de Quixadá, Quixeramobim receberá oficinas de Educação Patrimonial, Confecção de Brinquedos Populares e Bordado, conduzidas por mestres renomados. O evento incluirá também apresentações de grupos culturais, como o Grupo de Tradição Boi de Estrela e o Latin Duo.
O XVII Encontro Mestres do Mundo destaca a importância da memória e da preservação cultural. O evento celebra a cultura popular como uma expressão dinâmica, enraizada na relação entre meio ambiente, território e diversidade cultural.
Serviço:
- XVII Encontro Mestres do Mundo
- Data: 27 a 30 de novembro
- Local: Quixadá e Quixeramobim (CE)
- Entrada gratuita
- Informações adicionais podem ser obtidas no Instagram @encontromestresdomundo e pelo e-mail [email protected].
