Três candidatos disputam uma cadeira de senador nas eleições do próximo ano. O governador João Azevêdo anunciou que deixará o cargo no início de abril e é considerado o favorito nas pesquisas de intenções de voto. Seu trabalho como governador tem gerado apreço entre os eleitores, especialmente por conta de várias obras e programas como o Opera Paraíba e o Coração Paraibano. Azevêdo também conta com o apoio de muitos prefeitos, que foram essenciais para sua vitória na última eleição.
Em segundo lugar nas pesquisas aparece o atual senador Veneziano Vital do Rêgo. Ele tem se destacado em sua cidade, Campina Grande, onde lidera as intenções de voto, e tem um certo número de prefeitos ao seu lado, que agradecem os recursos e emendas que recebeu para seus municípios.
O terceiro candidato é Nabor Wanderley, prefeito de Patos e pai do deputado federal Hugo Mota, atual presidente da Câmara dos Deputados. Wanderley tenta conquistar apoio entre os prefeitos do interior, mas enfrenta um desafio grande ao se lançar nessa disputa, especialmente ao deixar a Prefeitura.
Analistas comentam que Azevêdo deve ficar atento a possíveis traições de prefeitos, principalmente quando deixar o governo e perder o poder de influenciar com recursos. Já houve casos de traições em disputas políticas anteriormente, como ocorreu com Wilson Braga.
Nas últimas eleições, Azevêdo teve sua vitória impulsionada pelo apoio do interior, mesmo perdendo em Campina Grande e João Pessoa. Embora ainda não tenhamos dados específicos de pesquisas em João Pessoa, acredita-se que ele também seja bem recebido na capital, onde tem investido em obras de mobilidade urbana, como a chamada Ponte do Futuro.
### Apoio Político
O vereador Guga Pet, do Progressistas, que foi o mais votado em João Pessoa nas últimas eleições, anunciou seu apoio ao deputado estadual Júnior Araújo, do PSB, que busca a reeleição em 2026. Essa parceria busca fortalecer ações voltadas a causas comuns, principalmente a defesa dos animais.
### Novidades na Política
– A vereadora Leneide, de Cachoeira dos Índios, declarou apoio à pré-candidatura de José Aldemir a deputado estadual.
– José Aldemir está reconstruindo suas bases políticas após ter sido prefeito de Cajazeiras e com a desistência de Paula em buscar a reeleição.
– O médico e vice-prefeito Marlon Arthur, de Uiraúna, manifestou a intenção de concorrer à Prefeitura em 2028, esperando apoio da atual prefeita Leninha Romão.
– Roberto Bayma, que teve contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, pretende se candidatar novamente à Prefeitura de Bom Jesus em 2028, acreditando que a Câmara Municipal rejeitará o parecer do Tribunal.
O cenário político segue em evolução, com movimentações que podem impactar as próximas eleições.