O Sertão Notícias»Notícias»Arqueólogos analisam mão esculpida em fosso milenar

Arqueólogos analisam mão esculpida em fosso milenar

Uma mão esculpida foi descoberta em um fosso com mil anos de idade durante obras de expansão de uma estrada ao leste de Jerusalém, próximo ao Portão de Herodes. A Autoridade de Antiguidades de Jerusalém, responsável pela escavação, não descarta a possibilidade de que a imagem possa ser uma “brincadeira”.

O fosso, que foi escavado em pedra ao redor da Cidade Velha, possui 10 metros de largura e varia entre dois e sete metros de profundidade, mas não contém água. Este local histórico teve um papel importante nas Cruzadas, onde os cruzados levaram aproximadamente cinco semanas para atravessar o fosso e romper as defesas da cidade em 1099.

Embora a função do fosso seja clara, o significado da mão esculpida ainda é um mistério. Zubair Adawi, diretor de escavações da Autoridade de Antiguidades, comentou que sua equipe está tentando entender quem fez a escultura e o que ela representa.

Até o momento, tanto o fosso quanto a mão foram cobertos para que as obras na estrada possam continuar. É importante ressaltar que as muralhas que cercam a Cidade Velha foram construídas no século XVI sob ordens do sultão otomano Solimão, o Magnífico. A expectativa agora é de que novas investigações possam trazer à luz mais informações sobre essa descoberta enigmática.