Afogados da Ingazeira entra em decreto de emergência por estiagem
O Governo de Pernambuco anunciou que os municípios do Sertão do Pajeú serão beneficiados com ações do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 no exercício de 2026. As cidades que receberão essas iniciativas são: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, QuixO Governo de Pernambuco anunciou que os municípios do Sertão do Pajeú serão beneficiados com ações do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 no exercício de 2026. As cidades que receberão essas iniciativas são: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo.
O PPA é um instrumento que estabelece programas, ações e metas do governo estadual, com o objetivo de promover o desenvolvimento das regiões e atender às principais demandas da população local.
Além dessa inclusão, foi divulgado o Decreto nº 60.112/2025, que declara situação de emergência por estiagem nos mesmos municípios do Sertão do Pajeú. Essa medida é uma resposta à seca hidrológica que tem impactado os reservatórios e o abastecimento de água na região. O decreto terá validade de 180 dias, começando em 4 de janeiro de 2026.
Com essa declaração de emergência, o governo estadual poderá implementar ações imediatas em colaboração com os municípios e o governo federal. Isso inclui medidas para garantir o abastecimento de água, assistência às famílias afetadas e estratégias para mitigar os efeitos da estiagem, especialmente na agricultura.
O governo destaca que essas ações são essenciais para proteger a população da região, reduzir os danos socioeconômicos e assegurar a continuidade dos serviços públicos durante o período de seca.