Curso gratuito de defesa pessoal para mulheres em Campo Grande

Mulheres a partir de 14 anos podem participar de um curso gratuito de defesa pessoal urbana e primeiros socorros em Campo Grande. A atividade faz parte do projeto "Mulher Mais Segura" e será realizada neste sábado (27), no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Vila Progresso.
A proposta é oferecer um dia de capacitação voltado à segurança e ao bem-estar feminino. O curso inclui técnicas práticas de prevenção e orientação para situações de risco no cotidiano.
A programação começa com uma aula de defesa pessoal urbana, ministrada pelo mestre Tiago Brandão. O foco está em estratégias simples de autodefesa e reação em situações de ameaça.
Na sequência, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conduz o módulo de primeiros socorros. São orientações básicas que podem ser aplicadas até a chegada de atendimento especializado em emergências.
O curso acontece das 8h30 às 11h, na Avenida Costa e Silva, nº 901. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e exigem inscrição prévia. Embora o público-alvo seja feminino, a organização informa que homens podem auxiliar nas atividades práticas de apoio.
Outras iniciativas de segurança
Em outra medida recente, a Polícia Federal alterou as regras para cursos de vigilantes. A nova exigência determina maior nível de escolaridade para os profissionais da área. A mudança visa atualizar os requisitos de formação e capacitação no setor de segurança privada.
Também tramita no país a discussão sobre a liberação do spray de pimenta para uso civil. Caso aprovada, a medida estabelecerá regras específicas para porte e utilização do equipamento de defesa pessoal.