domingo, 04 de janeiro de 2026
Notícias de última hora

Galdino pede inclusão do Cariri e Curimataú no IF do Sertão

EM 3 DE JANEIRO DE 2026, ÀS 19:18

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, elogiou a proposta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para criar o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A nova instituição terá a sua reitoria em Patos. No entanto, Galdino também pediu que o governo olhe para outras regiões do estado, mencionando especificamente o Cariri e o Curimataú, que também necessitam de instituições de educação federal.

A ideia da criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano foi divulgada recentemente, com informações que surgiram na coluna de um jornalista. Galdino destacou a importância da proposta, mas enfatizou que, além do Sertão, áreas como Cariri e Curimataú também deveriam receber atenção especial do governo federal. Ele argumentou que as decisões sobre novas instituições estão frequentemente ligadas a categorias geográficas simplificadas, como Litoral e Sertão, enquanto há uma variedade de regiões que carecem de investimentos.

Atualmente, a Paraíba possui um único instituto federal, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que tem 21 unidades localizadas em diferentes cidades do estado. Essas localidades abrangem desde a região litorânea até o sertão. As unidades do IFPB estão em Areia, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, e outras cidades. Além disso, existem novas unidades em desenvolvimento, como em Mamanguape, Sapé e Queimadas.

O debate sobre a expansão da educação profissional e tecnológica é fundamental, com diversas vozes clamando por uma maior distribuição de recursos e estruturas em todo o estado. Galdino reitera a importância de tratar essa questão de forma a contemplar não apenas as tradições regionais, mas também as reais necessidades de toda a população paraibana.

A proposta do governo ainda será analisada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Se aprovada, a nova instituição será integrada à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, enquanto o IFPB continuará com suas unidades e estrutura existentes.

Receba conteúdos e promoções