O Governo de Alagoas inicia, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), mais uma edição do programa Governo Trabalhando, que visa aproximar os serviços públicos da população, especialmente nas áreas mais distantes da capital. Esta iniciativa, coordenada pelo Gabinete Civil, tem como objetivo descentralizar ações sociais e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
Nesta nova edição, as atividades acontecerão em municípios das regiões do Agreste e Sertão alagoano. Estão previstas inaugurações de obras estruturais, entrega de equipamentos e uma série de serviços gratuitos à população.
Alexandra Carvalho, secretária executiva de Gestão Interna do Gabinete Civil, destacou que o programa busca fazer com que os cidadãos tenham acesso a serviços essenciais de forma rápida e humanizada, eliminando a necessidade de deslocamento até Maceió para resolver questões simples. “É um compromisso do Governo de Alagoas garantir dignidade e cidadania ao cidadão,” afirmou.
Na primeira edição do programa, realizada em Delmiro Gouveia, foram mais de 16 mil atendimentos em simultâneo em sete municípios do Alto Sertão e em Chã Preta. Na sequência, em cidades como Arapiraca e Olho d’Água das Flores, o Governo Trabalhando teve um impacto positivo ao facilitar o acesso a serviços importantes.
A programação desta edição terá início na quinta-feira com a inauguração da duplicação de trechos da rodovia entre Arapiraca e Monteirópolis, marcada para as 15h. Na mesma data, às 17h, será inaugurado o acesso ao Povoado Pedrão em Olho d’Água das Flores, que incluirá a entrega de um furgão ao município.
Na sexta-feira (19), as atividades continuarão em Igaci com o descerramento da placa da duplicação da rodovia e a assinatura da Ordem de Serviço para acesso ao Povoado Coité das Pinhas. Além disso, em Palmeira dos Índios, haverá a inauguração do novo Hospital Regional do Médio Sertão, uma estrutura considerada fundamental para melhorar a saúde na região.
O programa Governo Trabalhando oferece um conjunto de ações que incluem cidadania, assistência social, saúde, educação, e muito mais, reunindo diversas secretarias estaduais em um único espaço. Entre as atividades, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação oferecerá cursos de tecnologia, enquanto a Secretaria de Educação atuará na busca de estudantes que estão fora da escola.
Os serviços da Secretaria da Fazenda incluem orientações sobre a campanha Nota Fiscal Cidadã, enquanto a Secretaria da Mulher dará informações sobre direitos e apoio psicossocial. Outro destaque será o Ônibus Itinerante da Casa de Direitos, que oferecerá serviços como emissão de segunda via de documentos, consultas e orientações jurídicas.
Outras secretarias também participarão com ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, vacinação antirrábica, e apoio à agricultura familiar.
O evento representa uma oportunidade importante para a população do interior ter acesso facilitado a diversos serviços essenciais, promovendo a inclusão e o fortalecimento da cidadania.