segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Notícias de última hora

Morre o autor de novelas Manoel Carlos aos 92 anos

EM 12 DE JANEIRO DE 2026, ÀS 11:39

Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, renomado autor e diretor de novelas, faleceu no último sábado, 10 de junho, aos 92 anos. A morte foi confirmada pela TV Globo, mas não foram divulgados detalhes sobre a causa do óbito.

Nascido em São Paulo em 14 de março de 1933, Manoel Carlos cresceu em uma família simples; seu pai era comerciante e sua mãe, professora. Aos 17 anos, ele começou sua carreira na televisão na TV Tupi. Ao longo dos anos, trabalhou em várias emissoras, incluindo TV Record, TV Rio e TV Excelsior, exercendo funções de ator, diretor e adaptador de teleteatros.

O autor ingressou na TV Globo em 1972 e fez sua estreia como roteirista de novelas em 1978, com “Maria, Maria”. Ele ficou famoso por criar a “Helenas”, personagens centrais interpretadas por atrizes como Regina Duarte, Vera Fischer, Christiane Torloni e Taís Araújo. Sua última novela, “Em família”, foi exibida em 2014.

Manoel Carlos não só entreteve, mas também abordou questões sociais em suas obras. A trama de “Laços de família”, que retratou a luta da personagem Camila, interpretada por Carolina Dieckmann, levou a um aumento nas doações de medula óssea. Em “Mulheres apaixonadas”, ele abordou o tema dos maus-tratos a idosos, contribuindo para a discussão que culminou no Estatuto do Idoso.

Em sua vida pessoal, Manoel Carlos enfrentou grandes tragédias, como a perda de três de seus cinco filhos. Ricardo faleceu em 1988 devido ao HIV, Manoel Carlos Júnior morreu em 2012 de ataque cardíaco, e Pedro, vítima de um mal súbito em 2014. Ele deixa duas filhas: a roteirista Maria Carolina e a atriz Júlia Almeida.

Para homenagear o legado do autor, a TV Globo reprogramou sua grade e irá exibir o especial “Tributo – Manoel Carlos” nesta segunda-feira, 12 de junho, após a estreia do programa “Big Brother Brasil”. O especial contará com a participação de diversos atores que trabalharam com ele, entre eles Carolina Dieckmann, Susana Vieira e Antonio Fagundes, entre outros.

Receba conteúdos e promoções