A música “You’re Beautiful”, lançada em 2005, se tornou um grande sucesso e solidificou James Blunt como um artista de renome mundial. A canção faz parte do álbum de estreia do cantor, intitulado Back to Bedlam. O videoclipe, que traz Blunt se jogando de um penhasco, se tornou inesquecível para quem acompanhou a música nos anos 2000.
Em uma entrevista recente ao programa The John Bishop Show, da ITV, James Blunt compartilhou a verdadeira história por trás da famosa canção. Ele explicou, com um toque de humor, que a música não tem a conotação romântica que muitos pensam. Segundo Blunt, “You’re Beautiful” foi inspirada numa situação em que ele estava admirando a namorada de outro homem enquanto se encontrava sob o efeito de álcool. O cantor também brincou ao dizer que, apesar da verdadeira origem da letra, a canção continua sendo uma escolha popular em casamentos.
Mesmo sem um significado romântico, “You’re Beautiful” é frequentemente tocada em celebrações de casamento no Reino Unido, mostrando como a interpretação do público pode divergir da intenção original do artista.
Em outra ocasião, Blunt revelou a identidade da mulher mencionada na música, que era sua ex-namorada. Ele lembrou que, ao encontrá-la, ela estava acompanhada de outra pessoa e que, embora seus olhares tenham se cruzado, não houve mais interação. Após esse momento, ele foi para casa, refletindo sobre a situação que inspirou a letra da famosa canção.