Desde o final do ano passado, os preços dos ovos têm apresentado uma queda significativa no sertão da Bahia. Esse fenômeno é atribuído a uma superprodução do alimento na região, que acabou desequilibrando a relação entre oferta e demanda.
Jovino Neto, um produtor de galinhas de postura localizado no Distrito de Mutans, em Guanambi, comentou sobre a situação. Ele afirmou que “o ovo está em crise” e que a baixa nos preços é um reflexo do excesso de produto no mercado. No ano passado, durante o aumento nos preços, em maio de 2025, muitos agricultores decidiram investir na criação de galinhas, o que resultou em uma saturação do mercado.
Atualmente, há uma quantidade de ovos disponível que excede o que os consumidores estão dispostos a comprar. Para se ter uma ideia, uma cartela com 30 ovos brancos pode ser encontrada na região por apenas R$ 10, uma redução de até R$ 7 em relação ao preço anterior.
É importante notar que os ovos caipiras não foram tão afetados por essa crise, uma vez que seu público é mais restrito. Os produtores da região esperam que a situação comece a se normalizar entre março e abril, trazendo um equilíbrio novamente ao mercado de ovos.
