Vacina contra pólio ganha 5ª dose a partir de agosto

O Ministério da Saúde divulgou ontem (24) uma mudança no calendário de vacinação das crianças. A partir de 3 de agosto, uma nova dose de reforço contra a poliomielite será necessária aos 4 anos de idade.
O Brasil está há 37 anos sem registrar casos de poliomielite. O último foi em 1989. Desde 1994, o país possui a certificação de área livre da circulação do poliovírus, conquistada junto aos demais países das Américas.
"A introdução da segunda dose de reforço integra o conjunto de ações do Ministério da Saúde para preservar essa conquista histórica e evitar a reintrodução da doença", justifica a pasta.
Com isso, o esquema vacinal contra a pólio passa a contar com cinco doses, todas realizadas com a VIP (vacina inativada poliomielite), disponível gratuitamente nos postos de saúde.
No caso da pólio, o novo reforço será aplicado depois das doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida e do primeiro reforço, aos 15 meses. "As doses de reforço são administradas após o esquema primário de vacinação para induzir e manter a imunidade", explicou o Ministério.
Crianças com esquema incompleto também devem ser vacinadas. A situação de cada criança e as doses pendentes podem ser informadas nas unidades de saúde. A vacinação pode ocorrer até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A decisão foi tomada após discussão com a Câmara Técnica Assessora em Imunizações, com participação de sociedades científicas, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde.
Não houve alteração para crianças imunocomprometidas. O segundo reforço com VIP já estava indicado para esse público nos CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) e na RIE (Rede de Imunobiológicos Especiais).
O esquema vacinal contra a poliomielite teve uma mudança anterior, em dezembro de 2024, quando passou a ser composto, exclusivamente, pela vacina inativada poliomielite injetável. As duas primeiras doses agora são feitas com a vacina oral poliomielite bivalente. Ela substituiu a famosa “gotinha” por conta de novas evidências científicas.