A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) lançou uma operação para combater o furto de água no Sertão paraibano, em parceria com as polícias Civil, Militar e Científica. As ações estão acontecendo em diversas cidades, incluindo Vieirópolis, Lastro e São Francisco, além dos distritos de Campo Alegre e São Pedro.
Na última terça-feira (10), a operação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão. Durante a ação, foram identificados oito pontos de ligações clandestinas, e mais de três quilômetros de mangueiras e tubos de vários diâmetros foram apreendidos. Além disso, foram confiscadas três armas de fogo, e um suspeito foi detido em flagrante.
Basílio Vale, gerente regional da Cagepa no Rio do Peixe, informou que a empresa já mapeou mais de 30 pontos de desvio ao longo dos 60 quilômetros da adutora do Sistema Integrado de Capivara, que abastece a cidade de São Francisco a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Uiraúna. Ele alertou que essas ligações ilegais podem comprometer até 60% do abastecimento de água tratada às comunidades locais.
“Ao percebermos uma redução na quantidade de água nas cidades mais distantes, nossas equipes técnicas realizaram um mapeamento detalhado. O levantamento mostrou que a maioria das ligações clandestinas ocorre em propriedades rurais, que furtam água para encher pequenos açudes e irrigar plantações. Esse desvio chega a ser de mais de 80 metros cúbicos de água por hora, o que impacta diretamente a população. Essa é água tratada que deveria atender centenas de famílias que dependem deste recurso para suas necessidades diárias”, explicou Vale.
É importante destacar que o furto de água é considerado um crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal. A pena pode variar de 1 a 4 anos de reclusão, além de multas. A Cagepa também aplica penalidades administrativas, incluindo a suspensão do fornecimento e multas que podem chegar a R$ 10 mil.
A população pode denunciar irregularidades de forma anônima pelo telefone 115, através do WhatsApp (83) 98198-4495, ou pelos canais digitais da Cagepa, incluindo o site oficial e o aplicativo da empresa.