A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) está em estado de atenção devido à baixa umidade do ar em diversas regiões do estado, incluindo o Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste. Esse alerta estará em vigor até as 23h59 da próxima quarta-feira, dia 3.
Recentemente, as análises meteorológicas indicaram que a umidade relativa do ar pode permanecer abaixo de 30% em vários momentos do dia. Essa situação se iniciou na tarde de segunda-feira, dia 1, e deve continuar nos próximos dias.
A baixa umidade é causada por uma massa de ar seco e quente, que está ligada a um sistema de alta pressão sobre a região. Esses fatores dificultam a formação de nuvens, resultando em um céu com pouca cobertura e prolongados períodos de ar seco.
A persistência desse clima seco pode aumentar a proliferação de doenças respiratórias, causar irritação nos olhos e ressecar as vias aéreas, além de favorecer queimadas em áreas de vegetação, terrenos baldios e propriedades rurais. O risco de incêndios é maior, principalmente entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.
Além disso, o tempo seco pode provocar desconforto térmico, afetando especialmente crianças, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes.
Diante desse cenário, a Semarh recomenda que a população evite realizar atividades físicas intensas ao ar livre nos horários mais quentes, mantenha-se bem hidratada, use roupas leves que ofereçam proteção solar e tenha cuidado ao manusear materiais inflamáveis. Em caso de queimadas, fumaça ou avistamento de focos de incêndio, é importante acionar imediatamente os órgãos competentes.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) está monitorando a situação meteorológica em tempo real e poderá fazer novas atualizações a qualquer momento. Se as condições se agravarem, um alerta meteorológico ou hidrometeorológico poderá ser emitido.