Brazil teen drove Hilux to school daily until police stop
Uma adolescente de 14 anos foi flagrada dirigindo uma caminhonete Toyota Hilux para ir à escola em Ivinhema, no interior de Mato Grosso do Sul. O caso ocorreu nesta segunda-feira…
Uma adolescente de 14 anos foi flagrada dirigindo uma caminhonete Toyota Hilux para ir à escola em Ivinhema, no interior de Mato Grosso do Sul. O caso ocorreu nesta segunda-feira (22) e ganhou destaque após a polícia receber uma denúncia pelo 190.
Segundo a denúncia, a estudante usava o veículo com frequência para se deslocar até a unidade de ensino. O pai já teria sido alertado sobre a situação anteriormente, e a adolescente costumava conduzir a caminhonete em alta velocidade.
Policiais realizaram rondas nas proximidades da escola e localizaram a jovem ao volante da Hilux. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Na delegacia, o pai compareceu e confirmou que a filha utilizava o veículo. De acordo com o boletim de ocorrência, ele informou que mora em uma área rural e, por isso, a adolescente dirigia para fazer o trajeto até a escola.
Permitir que um adolescente dirija não é apenas uma imprudência ou infração de trânsito. A conduta configura crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O crime está previsto no artigo 310, que trata de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada. A pena é de detenção de seis meses a um ano, ou multa.
Embora situações semelhantes ainda sejam vistas com naturalidade por algumas famílias, principalmente em cidades do interior e regiões rurais, a legislação brasileira proíbe a condução de veículos por menores de idade.
As consequências podem ir além da esfera criminal. Caso o adolescente provoque um acidente, os responsáveis podem ser acionados judicialmente para reparar os danos causados a terceiros. Dependendo da gravidade, isso pode significar o pagamento de despesas médicas, conserto de veículos, indenizações por invalidez permanente e até pensões ou reparações em casos de morte.
Outro problema é o seguro. Quando fica comprovado que o veículo era conduzido por alguém sem habilitação, seguradoras costumam negar a cobertura, fazendo com que todo o prejuízo recaia sobre o proprietário.