Mapago": curta retrata mãe e filha Guató em busca das raízes
O curta-metragem sul-mato-grossense "Mapago", dirigido por Marcus Teles, começa a ser exibido no Brasil. A pré-estreia ocorre nesta sexta-feira (26), às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), em Campo Grande. Em seguida, o filme participa de festivais de cinema em Cuiabá (MT), Bonito e São Luís (MA).
Com 24 minutos de duração, "Mapago" conta a história de Fagunda, uma mulher do povo Guató que vive longe de seu território ancestral, e de sua filha Serena. Serena é uma jovem artista que usa o funk e o hip hop para fortalecer sua identidade indígena na cidade. A narrativa aborda memória, pertencimento e resistência, mostrando que é possível ser indígena na aldeia, na periferia ou no asfalto.
As protagonistas, Gleycielli Nonato Guató e Serena MC, são mulheres indígenas Guató também fora das telas. As experiências de vida delas ajudaram a construir a narrativa e deram autenticidade à produção. Para a roteirista Gleycielli, o filme mostra uma realidade pouco conhecida: a de indígenas que vivem em áreas urbanas. "Quando eu era criança, eu não me via em filmes, não me via na literatura e nem na arte. Hoje temos a oportunidade de contar nossas próprias histórias", afirma.
O filme também presta uma homenagem a Dona Neguinha, conhecida por registrar o último canto na língua Guató.
Pré-estreia e estreia nacional
A pré-estreia de "Mapago" será no dia 26 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho, em Campo Grande. A estreia nacional ocorre no dia 2 de julho, no 23º Festival de Cinema de Cuiabá – Cinemato, às 19h20, na Mostra Competitiva de Curtas.