67ª Missa do Vaqueiro em Floresta Atrai Políticos e Foliões
No último domingo do ano, Floresta, cidade no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, foi palco da 67ª Missa do Vaqueiro. A celebração, que destaca a fé e a tradição local, ocorre a 435 quilômetros do Recife e já faz menção ao novo ano, 2026, com políticos locais promovendo outdoors para divulgar a festividade.
A festa do Bom Jesus dos Aflitos, que começou no dia 22 de dezembro e vai até o dia 31, é uma parte importante da celebração religiosa. Vários políticos marcaram presença no evento, entre eles a governadora Raquel Lyra, que é do PSD, e o deputado federal Eduardo da Fonte, pré-candidato ao Senado pelo PP. Eles foram recebidos pela prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, e pelo secretário de Turismo e Lazer do estado, Kaio Maniçoba.
Além deles, o prefeito de Carnaubeira da Penha, Elísio Soares Filho, conhecido como Elizinho, e o ex-prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, estiveram entre os convidados, assim como Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco.
Kaio Maniçoba destacou a importância do evento: “Nós temos a maior e melhor Missa do Vaqueiro do nosso estado, que conta com o apoio da governadora e de toda a nossa equipe.”
A programação do evento começou cedo com um café da manhã para os vaqueiros às 6h, seguido de um desfile pelas ruas da cidade às 8h. A missa campal estava marcada para às 10h no Parque de Exposição e contaria com a apresentação do Coral de Aboio de Serrita. A festividade duraria todo o dia, prometendo muita música, desfiles e interação entre os participantes.
O secretário Kaio Maniçoba comentou: “A festa começa cedo e vai até meia-noite. Vai ser um domingo animado.”
Embora o prefeito da capital, João Campos, tenha seu nome estampado em outdoors na cidade, sua presença no evento não foi confirmada devido à sobreposição de agendas. No mesmo dia, ocorre a Virada Recife, com shows gratuitos na Praia do Pina. Contudo, aliados como o deputado estadual Fabrizio Ferraz e Rodrigo Novaes, conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e filho de Floresta, devem participar da festividade, trazendo mobilização à cidade.
Outros nomes de destaque na festa incluem Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Senado, e o deputado federal Pedro Campos. A Missa do Vaqueiro, além de celebrar a cultura sertaneja, também serve como um espaço para a interação política e social da região.