domingo, 07 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Novelas de Silvio de Abreu que não agradaram no Vale a Pena Ver de Novo

EM 2 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 09:21

A novela “Rainha da Sucata”, protagonizada por Regina Duarte, tem registrado uma audiência abaixo do esperado no programa “Vale a Pena Ver de Novo”. Nos primeiros 16 capítulos, a trama alcançou uma média de 13,5 pontos, o que representa uma queda de 20,5% em relação à novela anterior, “A Viagem”, que teve 17 pontos. Essa situação gera preocupações na Globo, pois o baixo desempenho da série pode impactar a nova novela “Êta Mundo Bom!”, que irá sucedê-la.

Diante dessa situação, a emissora está desenvolvendo estratégias para reverter o quadro. Entre elas, está previsto que os atores de “Rainha da Sucata” participem de programas da emissora para aumentar a visibilidade da novela. Além disso, a edição da trama está sendo acelerada, com o objetivo de chegar mais rapidamente a um dos núcleos de conflitos que conquistou o público em sua exibição original, na década de 1990.

A baixa audiência da novela reacende uma preocupação nas dependências da Globo: as novelas escritas por Silvio de Abreu, que costumam ser muito bem-sucedidas em suas estreias, enfrentam dificuldades quando reprisadas. Outras produções do autor também mostraram performance insatisfatória em reprises anteriores.

Um exemplo é “A Próxima Vítima”, que foi um sucesso em 1995. A história, repleta de mistérios e reviravoltas, atraiu a atenção do público na época, mas não obteve o mesmo sucesso quando foi reprisada em 2000. Apesar de tentativas da emissora de atrair audiência, como a divulgação de um final inédito, a novela não conseguiu superar a concorrência e ficou atrás do seriado “Chaves”, do SBT.

Outra novela que enfrentou dificuldades foi “Deus Nos Acuda”. Exibida inicialmente em 1992, a trama, que apresentou sátiras sociais com muito humor, atingiu altos índices de audiência na faixa das 19 horas. Porém, ao ser reprisada em 2004, perdeu muito conteúdo devido a cortes, o que diluiu a identidade da obra. O resultado foi uma média de apenas 14,4 pontos, insuficiente para competir com outras produções, como “Maria do Bairro” e “Pérola Negra”, ambos do SBT.

Por fim, temos “Belíssima”, que fez muito sucesso em 2005, chegando a 57 pontos de média no horário nobre. Na reprise, entre junho de 2018 e janeiro de 2019, a expectativa era alta, mas o folhetim teve que enfrentar a rejeição do público. Exibida após “Celebridade”, que também apresentava problemas de audiência, “Belíssima” acabou com uma média de menos de 14 pontos, frequentemente ameaçada pelo programa “Cidade Alerta”, da Record.

Esses dados revelam um desafio contínuo para a Globo em recuperar o encanto perdido de algumas de suas novelas mais icônicas quando retransmitidas.

Receba conteúdos e promoções